quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Antônio Anastasia é o preferido do eleitor e dispara na espontânea do Datafolha

18/08/2010 às 15:45

O governador Antônio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação Somos Minas Gerais, ampliou ainda mais sua vantagem sobre o segundo colocado na pesquisa espontânea em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Já são 8 pontos, 22% em favor de Antônio Anastasia, contra apenas 14% de Hélio Costa, na capital, e 18% a 13% na Grande BH, que reúne uma população de cerca de 6 milhões de mineiros.

Os números desta pesquisa do Instituto Datafolha, divulgados na sexta-feira, 13, confirmam a liderança e a ampliação da vantagem em favor do governador Antônio Anastasia. Em julho, o mesmo Instituto apontava 14% a 10% na capital, e 12% a 9% na região metropolitana, em favor do governador.

A pesquisa espontânea é considerada a mais fiel entre todas e a revelação de voto é a mais cristalizada, inclusive utilizada por especialistas para a verificação do termômetro real da manifestação pública do voto. Pela citação espontânea, o eleitor revela a sua intenção de voto sem ser estimulado por uma lista de nomes. Ele manifesta a sua vontade sem receber o estímulo do pesquisador, sem ser induzido a este ou aquele nome. Como o próprio nome diz, o faz de maneira espontânea, clara e sincera.

No interior do Estado, sobretudo nos pequenos municípios, o governador Antônio Anastasia tem equilibrado os números das pesquisas, na mesma proporção em que seu nome torna-se mais popular. Por não ser político de carreira, e sim um administrador por excelência, de destaque internacional, somente a partir de abril, quando assumiu o comando do Governo de Minas, na qualidade de vice de Aécio Neves, Antônio Anastasia passou a ser conhecido nos municípios mais distantes, razão pela qual seu oponente, ex-repórter e político de carreira, é mais lembrado nas pesquisas induzidas, aquelas em que o pesquisado apresenta uma lista de candidatos.

Na mesma proporção da popularização de seu nome, Antônio Anastasia a cada dia encosta mais em seu oponente, sendo que a diferença, em três meses, já despencou em cerca de 26%, e, até segunda-feira, de acordo com os dados dos diversos institutos, girava em torno de apenas 10%. Esse número traduz que Hélio Costa está em queda livre, enquanto que Antônio Anastasia mais que triplicou a preferência no mesmo espaço de tempo.

Analistas acreditam que a vertiginosa linha em constante elevação de Antônio Anastasia ultrapasse a linha em disparado declínio de Costa na primeira semana de setembro, considerando os dados dos últimos três meses e a tendência natural do eleitorado mineiro, que defende a linha progressiva que vive Minas nos últimos sete anos com Aécio Neves e Antônio Anastasia no comando.

Vale registrar que o número de indecisos é de 73% no Estado como um todo. Isso mostra que há grande espaço para o crescimento de Antonio Anastasia à medida que se tornar mais conhecido. Os números de Belo Horizonte e da Região Metropolitana comprovam, ainda, que, com um eleitorado com maior acesso a informações sobre Antonio Anastasia e Aécio Neves, os eleitores defendem a continuidade dos avanços sociais e econômicos obtidos em Minas nos últimos anos.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 9 e 12 de agosto, com 1.264 eleitores, de 51 municípios mineiros. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

Para o Senado, Aécio Neves continua disparado na preferência, e é destaque, ainda, como o candidato a senador mais popular entre todos do País. Segundo pesquisa Datafolha realizada entre os dias 9 a 12 de agosto, Aécio tem 68% das intenções de voto, seis pontos a mais do que no levantamento anterior, de 20 a 23 de julho. Em segundo lugar aparece o ex-presidente Itamar Franco (PPS), com 47% (41% em julho). Fernando Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte, caiu de 23% para 20%, mas continua em terceiro.

Os demais candidatos em Minas estão bem atrás. Miguel Martini (PHS) e Marilda Ribeiro (PSOL) tem 3% cada um. Rafael Pimenta (PCB), Betão (PCO), José João da Silva (PSTU) e Alfredo (PRB) têm 2% cada um. Mineirinho (PSOL), Efraim Moura (PSTU) e Zito Vieira (PC do B) têm 1% cada um. Brancos e nulos somam 15%, e 35% estão indecisos.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.264 eleitores de 51 cidades mineiras. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 22754/2010. Os contratantes são a Folha e a Rede Globo.