sexta-feira, 22 de julho de 2011

COPA DO MUNDO 2014, UM SONHO CADA VEZ MAIS PRÓXIMO!




Alexandre Gerente Hotel Gloria,
Luimila Kai (Secopa) e Guilherme Pereira

Eduardo Lima, Luimila Kai (Secopa) e
Guilherme Pereira
 
No dia 20/07/2011 quarta-feira, recebemos a Senhorita Ludimila Kai, responsável pelo núcleo de relações com Base Camps ( Centro de treinamento para seleções) da Secretaria Especial da Copa (SECOPA),  que em sua visita a Caxambu esteve no Hotel Glória, Centro de Convenções, Aeroporto, Parque das Águas e por último no Campo do CRAC,  fiquei muito esperançoso quanto a escolha de nossa cidade, pois na questão hotel, o Glória preenche todos requisitos e  ficou a cargo do executivo municipal a apresentação do cronograma físico financeiro da construção de um centro de treinamento ou a adequação do campo do CRAC para receber uma seleção.

Vamos falar um pouco de como começou o sonho de se tornar uma Base Camp! Em Abril de  2008  na abertura do Conotel na cidade do Rio de Janeiro estiveram presente os empresários da rede hoteleira de Caxambu Pepe, Raul e Amaro ocasião onde surgiu o primeiro contato com o Executivo da  MATCH Event Services AG Paul Welan, a partir daí  os contatos foram se estreitando, foram feitas várias reuniões e outros setores da cidade como empresários,  comerciantes, Prefeitura, Câmara dos Vereadores, políticos, Ongs, e o Projeto Caxambu 2014 foi tomando forma. A prefeitura contratou o Engenheiro Eduardo Nery para a elaboração de um projeto e em fevereiro de 2010 foi apresentado durante uma palestra de Fiemg aos Caxambuenses.
Deputado Antonio Carlos, Guilherme Pereira e
 Lideranças regionais

No mês de Março de 2010 tive a honra de trazer em Caxambu através de um requerimento do Deputado Antonio Carlos Arantes, a comissão de Turismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, estiveram presentes várias autoridades e Deputados, foi debatido o potencial de Caxambu para ser uma Base Camp, também tivemos a visita da representante da Match Miss Lyndsey Aguiar para credenciamento dos hotéis. A partir deste dia comecei a ver que não era apenas um sonho, mas uma possibilidade. Nós caxambuenses precisávamos apenas unirmos forças e trabalharmos muito para que este sonho ficasse cada vez mais próximo da realidade. Claro que temos vários fatores que nos favorece para que isto se torne realidade, localização eqüidistante das três maiores capitais, aeroporto precisando apenas de adequações e neste posso afirmar que nosso Secretário de Obras Carlos Melles e o Deputado Antonio Carlos Arantes não irão medir esforços para atender este pedido que fiz a esses grandes companheiros.

Com relação a nossa rede hoteleira, tem capacidade para absorver um evento deste porte e mais tivemos  um fator preponderante  a mudança de gestão do Hotel Glória que trouxe junto um investimento considerável e uma gestão profissional, tornando-o uma referência em hotelaria na região. Nós caxambuenses temos muito a agradecer aos proprietários do Hotel Gloria, porque sem estes investimentos seria impossível pleitear uma Base Camp.

Resta agora o poder público concluir esta última etapa, o cronograma físico financeiro da construção de Centro de treinamento.
Não posso deixar de agradecer a todos os caxambuenses que nunca mediram esforços para lutarmos juntos por este sonho, peço desculpas se não citei todos os nomes envolvidos neste grande projeto, quanto a minha pessoa estarei sempre junto daqueles que acreditam em dias melhores para Caxambu.
É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver
Martin Luther King

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cxambu vai receber representantes da Secopa nesta quarta feira!



ESPORTES


19 de JULHO de 2011
Descrição: Representante da Secopa esteve reunida com o Comitê Municipal no gabinete do prefeito

A região do Sul de Minas terá papel importante durante a Copa de 2014. Poços de Caldas e Caxambu se prepararam para a próxima fase de seleção das candidatas a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) da Fifa. Os dois municípios ficaram de fora da primeira lista das 145 cidades pré-selecionadas a CTS, divulgada em maio deste ano, mas vão lançar, novamente, candidatura para receber seleções durante o Mundial.

A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) conheceu as propostas das duas cidades indutoras de turismo para esta segunda fase, em visita realizada nesta terça-feira (19). CTS é o local escolhido por uma seleção para treinamento 20 dias antes do início do Mundial. Da lista atual, seis são de Minas Gerais: Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia.

Em Poços de Caldas, a longa programação teve início com a reunião entre representantes da Secopa e autoridades locais, incluindo o prefeito Paulo César Silva e secretários. Na sequência, a comitiva realizou visitas no Hotel Golden Park e entorno. O Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles foi a parada seguinte. Logo, a equipe se deslocou até o Centro de Treinamento Geraldo Martins Costa, CT do clube local Caldense, conhecido como “Ninho de Periquitos”. O último compromisso do dia foi uma visita ao Hotel Monreale Resort.

Em Caxambu, as visitas incluíram o Hotel Glória Caxambu, o aeroporto da cidade e o terreno onde será construído o Centro de Treinamento Olímpico do município. A cidade é equidistante de três principais sedes, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, integra o Circuito das Águas, conhecido por suas famosas estâncias hidrominerais com propriedades medicinais e terapêuticas.

Com relação à infraestrutura esportiva, a análise dos representantes do Comitê Organizador Local da Fifa leva em conta mais de 100 detalhes técnicos nos campos, como sistema de abastecimento de água e energia, acessos para as equipes e imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, tipo de solo, drenagem, entre outros itens.

Quanto à hotelaria, o hotel deve ter disponibilidade de, no mínimo, 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região nos meses de junho e julho). Algumas seleções podem precisar de cem quartos ou mais, dependendo da seleção de futebol. O serviço de restaurante deve atender a, no mínimo, 55 pessoas, em estilo buffet, que seja reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima de cem pessoas.

A nova seleção de cidades candidatas a CTS, prevista para o segundo semestre de 2011, permitirá àqueles que ficaram de fora readequarem suas propostas de candidatura. A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo considera que outros municípios mineiros que haviam se candidatado anteriormente, como Ipatinga, Divinópolis, Varginha, Poços de Caldas, Patos de Minas, Caxambu, Formiga e Itaúna, ainda têm potencial para ser CTS. Cabe às seleções, porém, escolher onde vão se hospedar.


terça-feira, 19 de julho de 2011

Aprovação do projeto “Leite Legal” representará....


Aprovação do projeto “Leite Legal” representará
inúmeros benefícios para o setor de ovinocaprinocultura

Empenho do deputado Arantes agilizou
tramitação da matéria na ALMG

Os produtores artesanais de leite de cabra e ovelha e seus derivados podem comemorar mais uma conquista rumo à legalização da produção e comercialização destes produtos. O projeto “Leite Legal”, de autoria dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSC) e Fabiano Tolentino (PRTB), foi aprovado em segundo turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta sexta-feira (15). Agora, o projeto aguarda sanção do governador Antonio Anastasia (PSDB).
Ciente da urgência na aprovação desse projeto para sobrevivência dos produtores, o presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da ALMG, Antônio Carlos Arantes, agilizou o máximo que pode a tramitação do projeto na comissão para que ele pudesse ser apreciado em Plenário o mais rápido possível.
Os autores do projeto acreditam na sanção do governador, já que os órgãos do governo, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), participaram da elaboração do projeto. “É público e notória a situação absurda a que os produtores estão sujeitos. A legalização só trará benefícios como melhorar a distribuição de renda e ampliar o segmento da ovinocaprinocultura”, garantiu Antônio Carlos, ressaltando que a aprovação do projeto dará tranqüilidade jurídica para o produtor.
O projeto pretende preestabelecer condições higiênico-sanitárias da produção artesanal do leite de cabra ou ovelha, além de seus derivados. Para tanto, o projeto prevê normas para manipulação e beneficiamento do leite, o registro dos produtos, a qualificação dos produtores, a qualidade do leite, entre outras.
A presidente da Caprileite, Aurora Maria Guimarães Gouveia, acredita que, ao ser aprovado, o projeto vai auxiliar o pequeno e médio produtor. “O governo e a Assembleia podem contar com o apoio dos produtores”, garantiu. A presidente também comemorou o fato de a caprinocultura e a ovinocultura terem sido incluídas pelo governo no setor de Agricultura Familiar. “Isso é um grande avanço. Na próxima SuperAgro, poderemos apresentar os produtos na Feira de Agricultura Familiar, o que vai dar maior visibilidade para a ovinocaprinocultura”, afirmou Aurora.

Notas sobre o Dia Internacional do Cooperativismo



O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), prestigia evento de comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, em solenidade da Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg).

Arantes, único deputado presente na solenidade, foi chamado para compor a mesa, representando a Assembleia Legislativa, ao lado do governador Antonio Anastasia (PSDB), do ex-senador Francelino Pereira, do presidente da Ocemg e Renato Nobile, superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Antônio Carlos parabeniza a grande homenageada da noite pelos seus competentes trabalhos na área do cooperativismo, Andrea Neves, irmã do senador e ex-governador de Minas, Aécio Neves.

Governo de Minas e Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Moçambique serão parceiros em projeto de combate à fome


Moçambique usará Programa Minas Sem Fome como modelo
O Governo de Minas se comprometeu a atuar como parceiro da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Moçambique para ajudar a implantar programa semelhante ao Minas Sem Fome em Moçambique. A parceria foi estabelecida em reunião na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), nesta terça-feira (12-07), entre representantes do Governo e Sinfrônio Júnior, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Moçambique. A audiência se deu graças à intercessão do deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Sinfrônio Júnior saiu da reunião confiante nos resultados positivos da parceria. “Sei que poderemos contar com a experiência dos servidores do Governo de Minas para nos ajudar a resolver um problema grave em Moçambique, que é a fome”, afirmou. A princípio, a idéia é o Governo disponibilizar técnicos para treinarem os moçambicanos que irão implementar o programa de combate à fome no país da costa oriental da África.
Arantes, que presidiu a reunião, salientou que é muito importante a troca de experiências para o desenvolvimento dos países. “Esse termo de cooperação para levar os programas que Minas executa para os países africanos é de fundamental importância para todos os envolvidos. Tanto os mineiros quanto os moçambicanos saem ganhando com essa parceria”, afirmou o parlamentar.
Além da parceria institucional, representantes do Governo de Minas também participarão do seminário “Brasil e Moçambique juntos contra a fome através do desenvolvimento agropecuário”, que acontecerá em Uberaba, entre os dias 22 a 24 de agosto. “Será uma excelente oportunidade para aproximarmos os dirigentes dos dois países para debaterem saídas viáveis para o problema da fome. E a presença de representantes da Emater e da Secretaria de Agricultura será de fundamental importância para fortalecermos esses laços entre os países”, emendou Sinfrônio Júnior.
Estavam presentes à reunião, representando o secretário de Agricultura Elmiro Nascimento, seu chefe de gabinete Evandro Oliveira Neiva; o subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha; o diretor técnico da Emater, José Rogério Lara e os assessores de Relações Internacionais do Governo de Minas, Sílvia Vieira e Henrique Natalino.
O Programa Minas Sem Fome, executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), é um Projeto Estruturador do Governo de Minas Gerais, que tem o objetivo estratégico de buscar a segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão produtiva, conforme expresso no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI 2007-2023). O Minas Sem Fome é um sub-programa do Fome Zero, programa do Governo Federal, voltado para o combate à fome e desnutrição de famílias do meio rural e de periferias urbanas.