sábado, 20 de março de 2010

Serra nega que tenha dito que é candidato: foi o Datena

Do Terra

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), negou, após evento público, negou que tenha se declarado candidato à Presidência da República em um programa da TV Bandeirantes. “O Datena (José Luiz Datena, apresentador do programa) é quem falou isso”, disse Serra.

A assessoria de imprensa confirmou, em um primeiro momento, que Serra falou como candidato durante a entrevista, mas depois negou que o governador confirmou a candidatura.

“Agora há pouco, o Serra numa entrevista exclusiva para mim no Palácio dos Bandeirantes confirmou que é candidato à Presidência da República”, disse Datena. Pouco depois o apresentador amenizou o anúncio: “ele praticamente confirmou… dá pra entender na entrevista, uma entrevista longa inclusive”.
Segundo a assessoria do governador, na entrevista ele teria dito que “iremos disputar nossas biografias”, referindo-se à pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
O PSDB espera há meses a manifestação pública de Serra sobre a disputa presidencial. Nas últimas semanas, líderes tucanos têm reclamado publicamente pelo fato de o governador não ter se lançado ainda pré-candidato à Presidência.
O governador deve deixar o cargo até os próximos dias para poder disputar a Presidência. O PT lançou em fevereiro a pré-candidatura de Dilma. As candidaturas às eleições de outubro serão formalizadas apenas em junho, quando os partidos realizam convenções específicas para isso.

quinta-feira, 18 de março de 2010

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia, presidida pelo deputado Antônio Carlos (C) quer legalizar a produção do queijo artesanal em outras regiões no Estado.

Dep. Antonio Carlos Arantes Presidente Da Comissão de Agricultura



Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), cujo presidente é o deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), tem trabalhado para alterar a lei 14.185, de 2002, que dispõe sobre o processo de produção de queijo minas artesanal. As discussões estão em 1º turno e tem o objetivo de promover o reconhecimento dos processos regionais do queijo como patrimônio histórico e de incentivar a legalização de sua produção para outras áreas, além das quatro regiões autorizadas para este fim. As regiões legalizadas no Estado para a produção do queijo artesanal são a da Canastra que tem como cidade referência São Roque de Minas; o Cerrado representado por municípios como Patos de Minas, Lagamar, Carmo do Paranaíba e Campos Altos; a região do Serro, próximo a Diamantina e a região de Araxá.

Antônio Carlos relata que todas as regiões do Estado produzem queijo artesanal, entretanto, não são reconhecidas legalmente e que esta é uma cultura difundida nos quatro cantos de Minas. “Temos que mudar esta lei, porque senão mataremos uma das culturas mais ricas de Minas Gerais”, opinou.

Antônio Carlos explica ainda que a economia mineira ganhará muito com a mudança, mas destaca que todos terão que seguir padrões de higiene e seguir normas na produção. “Conforme especifica o parecer, a mudança permitirá que qualquer local do Estado, desde que se adeque aos parâmetros legais, tenha o reconhecimento da produção do queijo maturado de leite cru”, explicou.

Municípios têm até 31/3 para promover conferências do esporte

Os municípios mineiros têm prazo até 31/3/10 para realizar conferências municipais ou regionais, a fim de estarem aptos a participar da 3ª Conferência do Esporte Mineiro, marcada para os dias 22 a 24 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte. Com o tema "A força do esporte transforma a realidade", a conferência tem, entre outros objetivos, o de subsidiar a elaboração do Plano Mineiro do Esporte e do Plano Nacional do Esporte e do Lazer. O evento estabelecerá diretrizes, compromissos, indicadores e metas para o desenvolvimento do esporte e do lazer no País e no Estado, articulando governo, iniciativa privada e sociedade organizada, entre outros segmentos.

Como já é tradição, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais é novamente parceria do Executivo na realização de uma conferência e, desta vez, o trabalho é feito com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej). Na conferência estadual, além da votação de propostas, serão eleitos delegados que representarão Minas na etapa nacional, em Brasília (Distrito Federal), entre os dias 3 e 6 de junho. A expectativa é de que todo o processo conte com a participação de ligas esportivas, clubes, associações, escolas, atletas e profissionais do setor, entre outros.

As conferências a serem realizadas até 31/3 poderão ser promovidas por municípios ou por grupos de municípios (leia abaixo). Também poderão ser organizadas etapas livres ou preparatórias, que não elegem delegados, mas podem contribuir com proposições e informações. Na etapa estadual, os delegados eleitos nas etapas municipal e regional vão ajudar a formatar propostas para um plano esportivo para Minas. Também vão apresentar subsídios para o plano decenal, em nível nacional, que conterá orientações para a atuação de municípios, Estados e União.

Saiba mais - A conferência é um importante mecanismo de participação da sociedade na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas. Com realização periódica e etapas descentralizadas (municipal, estadual e nacional), uma conferência cumpre o papel de garantir um espaço dinâmico de reflexão e discussão, assegurando-se à população um controle social mais efetivo sobre as políticas públicas. O evento sobre o esporte dá ainda visibilidade ao setor, disseminando a visão do esporte como direito da população e como oportunidade para promover o desenvolvimento da saúde, educação, turismo, segurança, gerando melhor qualidade de vida.

Para obter mais informações sobre as conferências municipais, basta consultar o site www.esportes.mg.gov.br. Encaminhe suas dúvidas para o e-mail conferencia@esportes.mg.gov.br ou ligue para a Diretoria de Programas e Projetos da Seej (31-3349-2746).

Relatório das conferências municipais e regionais deverá ser enviado até 5 de abril

As conferências municipais e regionais (promovidas por um grupo de municípios) deverão ser convocadas por decreto ou outro instrumento jurídico municipal e nelas será discutido o temário proposto para as conferências estadual e nacional, bem como apresentadas propostas e eleitos os delegados que estarão no Minascentro, em abril. O número de delegados que cada município poderá eleger será definido de acordo com critério populacional descrito no regulamento, sendo a delegação composta por, no mínimo, 50% de representantes da sociedade civil. Cabe a cada comissão organizadora cadastrar antecipadamente a sua composição e a realização de sua etapa no site www.esporte.gov.br/conferencianacional.

Cada conferência municipal ou regional deverá enviar, em formulários próprios, um único relatório conclusivo à comissão organizadora estadual em até cinco dias após sua realização, observada a data limite de 5/4/10. O documento deverá conter, entre outras informações, a lista de presença, com nome, entidade e assinatura do participante; relação dos delegados; relatório com o registro de novas propostas, bem como das alterações ou supressões aprovadas para ações e metas, dentro das 10 linhas estratégicas da conferência.

O relatório conclusivo deverá ser enviado para a comissão organizadora estadual por e-mail para o endereço conferencia@esportes.mg.gov.br e também, via correio, para a Seej (rua Santa Catarina, 1.354, Lourdes, Belo Horizonte - CEP 30.170-081), assinado pelos responsáveis pelas informações. Segundo o regulamento, a participação dos delegados na etapa estadual está condicionada à observância dos prazos para a realização das conferências municipais ou regionais e para o envio do relatório conclusivo. Esse relatório só será integrado ao documento-base da conferência estadual se for enviado até o dia 5/4.

Linhas estratégicas e dinâmica da conferência estadual

São 10 as linhas estratégicas da 3ª Conferência do Esporte Mineiro: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva e Esporte e Economia. Elas serão discutidas em grupos de trabalho, que vão analisar propostas das etapas municipal e regional e outras que vierem a ser apresentadas, consolidando um texto que será discutido e aprovado na plenária final. A plenária é o momento que conta com a participação de todos os inscritos com direito a voz e voto. É a finalização dos trabalhos, quando também serão eleitos os delegados à etapa nacional.

Cinco grupos discutirão as linhas estratégicas: Grupo 1 (Sistema Nacional de Esporte e Lazer e Ciência, Tecnologia e Inovação); Grupo 2 (Formação e Valorização Profissional e Infraestrutura Esportiva); Grupo 3 (Esporte, Lazer e Educação e Esporte, Saúde e Qualidade de Vida); Grupo 4 (Esporte de Alto Rendimento e Futebol); Grupo 5 (Financiamento do Esporte e Esporte e Economia).

Parceiros - A comissão organizadora da conferência é formada por representantes das secretarias de Estado de Esportes e da Juventude, de Educação, de Saúde e de Turismo; da ALMG, da Associação Mineira dos Cronistas Esportivos, dos clubes sociais e das federações de Esporte de Minas Gerais, do Conselho Regional de Educação Física, de entidades de defesa dos portadores de deficiência, do Instituto Mineiro de Direito Desportivo, de entidades de defesa dos idosos e da Associação de Garantia do Atleta Profissional do Estado de Minas Gerais (Agap/MG).

O que é o regulamento - O regulamento da conferência é um documento com normas e critérios que regulam a sua realização e contém informações como objetivos, competências, temário, local de realização, cronograma das atividades e metodologia de trabalho.





Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715

Governo Aécio Neves assina protocolo de intenção com empresa que produzirá plástico ecológico em Itamonte, Sul de Minas

O Governo Aécio Neves , por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), assinou, nesta terça-feira (16), dois protocolos de intenções, no valor de R$ 17 milhões, para implantação das empresas TecnoBag Minas Indústria e Comércio de Plásticos e Injecap Minas Indústria e Comércio de Plásticos, em Itamonte, no Sul do Estado.

Durante a assinatura do protocolo, o diretor da Injecap e da Tecnobag, Giovanni Bergamaschi, anunciou ao presidente do Indi, Adriano Magalhães, que em parceria com a Basf Brasil, a empresa está desenvolvendo o estudo de um novo produto, o plástico compostado ou biodegradável, a ser produzido na unidade de Itamonte.

“Nossa preocupação é criar uma alternativa para reciclagem do plástico e, de vilão, transformá-lo em um produto biodegradável em associação com fibras vegetais. O plástico associado ao amido de milho resultará, por exemplo, na produção de sacolas para supermercados, enquanto junto ao bagaço da cana se transformará em madeira plástica e poderá substituir a madeira”, destacou o empresário.

O presidente do Indi considerou a iniciativa muito interessante, lembrando que para o Estado é importante a instalação de uma empresa inovadora em um pequeno município, gerando emprego e renda. “Cem empregos em uma cidade de 14 mil habitantes significa mais de um mil postos de trabalho em uma grande cidade, pois repercutirá com muito mais força no mercado local, trazendo qualificação da mão de obra e permitindo a implantação de uma nova cadeia produtiva e o surgimento de um novo polo industrial”, enfatizou.

As empresas

Com investimento próprio de R$ 8 milhões, a Tecnobag Minas vai produzir e comercializar filmes plásticos de alta densidade para as indústrias siderúrgica, química e de papel. Deverá ser implantada até o final deste ano, com faturamento inicial previsto de R$ 60 milhões. De 2012 em diante deverá alcançar o valor de R$ 80 milhões, com a geração de 210 empregos diretos e indiretos.

A Injecap Minas receberá investimentos de R$ 9 milhões, também de recursos próprios. Sua produção será tampas plásticas para materiais e embalagens para a indústria alimentícia. Em 2010, a empresa pretende faturar R$ 4 milhões e, a partir de 2012, deverá atingir os R$ 6 milhões. Serão criados 120 empregos diretos e indiretos.

Polo

A Tecnobag e a Injecap pertencem a um grupo de empresas do setor plástico, criado em 1975 em São Paulo, presente em cinco estados brasileiros e que já possui cinco empresas em Itamonte. Em Minas, é responsável pela geração de mais de 600 empregos diretos e no Brasil por 1.700 empregos diretos e 2.500 indiretos.

Giovanni Bergamaschi informou que a intenção do grupo é criar um polo plástico em Itamonte com a produção de filme de polipropileno, filme termoencolhível, strech (filme elástico), sacolas de supermercados, bobinas para hortifrutis, sacos para lixo, filme para indústrias e tampas plásticas.

As duas empresas foram constituídas em novembro de 2009 com o propósito específico de implantação de uma indústria do setor de plásticos em Minas Gerais.

quarta-feira, 17 de março de 2010

entrevista de Aécio Neves

entrevista de Aécio Neves em poços de caldas durante inauguração do gasoduto mineiro.
Aécio fala sobre sua candidatura ao senado,   especulações de sua candidatura a vice e também do governo Lula, sem o tom oposicionista muitas vezes adotado pela oposição. Um discurso de continuidade e aprofundamento nas mudanças feitas de 1994 até hoje.




">



entrevista do vice governador Antonio Anastasia


Transcrição da entrevista do vice-governador professor Antonio Anastasia no aeroporto de Poços de Caldas 


Data: 17/03/10
Local: Poços de Caldas
A partir do dia 5 o senhor assume, mas o senhor também é candidato. O senhor pretende em algum momento também sair do Governo de Minas para cuidar da sua candidatura?
Bem, a questão da reeleição no Brasil já é uma questão consagrada há mais de 10 anos. Então já há legislação eleitoral, já há o costume, as práticas já estão postas. Então não há necessidade, de eu sendo candidato a reeleição, de deixar o Governo. Então, naturalmente, é possível compatibilizar e conciliar sempre com muito respeito a legislação às atividades de governador do Estado e de candidato.
Já que o senhor vai assumir como governador, a gente tem uma questão hoje aqui em Minas Gerais com relação ao ICMS, que ele é maior do que o praticado em São Paulo e, com isso, o preço do álcool em Minas é maior do que o de São Paulo. Existe algum projeto do Governo de Minas para reduzir esse ICMS e fazer com que esse combustível tenha um valor melhor?
É porque em Minas nós temos esse valor um pouco mais alto de álcool, mas temos o mais barato do Brasil de gasolina. Existe, na verdade, uma espécie de compensação, até porque os dois combustíveis hoje estão praticamente juntos. Então na média nós temos um combustível muito competitivo. Agora, todo tipo de benefício nós temos de imaginar como nós iríamos repor essa eventual perda da receita do Estado. Mas acredito que nossa estratégia agora de legislação tributária tem sido muito até agressiva e positiva, com a possibilidade de nós mantermos nossos produtos sempre competitivos, como é o caso, especialmente, da gasolina.
Então nenhuma previsão de reduzir o ICMS?
Todo o objeto de redução do ICMS, inclusive, depende do Confaz, que é o Conselho Nacional de Secretarias de Fazenda, e volto a dizer, qualquer tipo de benefício significa também apontar no orçamento aonde nós diminuiríamos os investimentos e diminuiríamos as questões de custeio. E hoje nós lamentavelmente não podemos fazer isso. Então neste momento, de fato, nós estamos avaliando como atrair mais empresas, e o caso do gás aqui é sintomático para isso, para gerar mais receita, aumentar a base da riqueza do Estado e aí sim conseguirmos melhorar ainda mais a nossa legislação tributária, que aliás, depois de décadas de história, no nosso Governo, no Governo Aécio Neves, conseguimos reduzir o ICMS de mais de 100 produtos, aqueles da cesta básica.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Aécio fortaleceu máquina pública

O governo que Aécio Neves entrega ao seu vice Antonio Anastasia daqui a15 dias fortaleceu as estatais, não reduziu a máquina pública, mas foicapaz de alcançar bons resultados fiscais. Os principais investimentosforam em obras viárias.

Em campanha no Triângulo Mineiro pelo sucessor, Aécio encontrou tantoprefeitos frustrados com sua exclusão da disputa presidencial quanto queixosos dos atrasos nas obras do PAC no Estado.



Detentor no plano estadual de uma aprovação a sua gestão semelhante à obtida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no país, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) compete com o lulismo pela posse dos 14 milhões de votos em Minas em uma maratona de viagens e anúncios de obras. A movimentação de Aécio e dos aliados do presidente culminou na semana passada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, na tarde de sexta-feira, em que tanto o governador quanto o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias (PT) estavam na cidade, cumprindo agendas separadas.
Em Uberaba, o prefeito Anderson Adauto (PMDB), um dos coordenadores da campanha do ministro das Comunicações, Hélio Costa, recebeu tanto a Aécio quanto a Patrus, mas a competição entre as esferas federal e estadual foi mais explícita em Uberlândia, a maior cidade da região: no dia 3 de março, cinco dias antes da passagem de Aécio e do vice-governador e seu candidato à sucessão Antonio Anastasia pela cidade, o vice-presidente José Alencar esteve no município, para anunciar uma obra que ainda não existe: a duplicação da BR-050, entre Uberlândia e a divisa entre Minas Gerais e Goiás. Quando a licitação ocorrer e a obra começar, deve envolver recursos de R$ 274 milhões. Estavam presentes os aliados de Lula na região, como os deputados federais Elismar Prado e Odair Cunha, ambos do PT. O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), não foi.
Na cerimônia cinco dias depois na Prefeitura de Uberlândia, Aécio anunciou um pacote de investimentos, inclusive outra obra rodoviária que não passa de um projeto: o asfaltamento de 106 quilômetros entre Uberlândia e Campo Florido, com edital lançado esta semana. Odelmo estava presente com a base local de Aécio, composta, entre outros, pelos deputados federais João Bittar (DEM), Marcos Montes (DEM) e Nárcio Rodrigues (PSDB). Ninguém da base lulista apareceu.
A competição mostra que não é evidente a perspectiva de reedição do voto "lulécio", desta vez como "dilmasia", ou seja, o voto no candidato do PT à Presidência e do PSDB ao governo mineiro, que marcou as eleições de 2006. Naquela ocasião, parte da base de apoio de Lula, inconformada com a aliança entre PT e PMDB, aderiu ao aecismo. Entre os aliados do governador mineiro, dissidências da base federal ainda são mal recebidas.
"O Anastasia precisa ser eleito com composições éticas, e não apenas para ganhar. Ele tem que compor com quem vai governar. O Aécio pode ser bom de conversa, conciliador, no plano administrativo. Mas na eleição, tem que ser cada qual na sua trincheira", afirmou Odelmo Leão. O próprio governador repele o possível alinhamento. "Quem está comigo, vai estar com Serra. Este negócio de Dilmasia é uma bobagem", afirmou.
Anastasia está percentualmente com cerca de metade das intenções de voto de Dilma, mas conta com a vantagem de assumir o governo no próximo mês, em função da desincompatibilização programada por Aécio para concorrer ao Senado. E o chamariz de novas obras é amplamente usado para garantir adesões. Em Divinópolis, o governador chegou a anunciar um programa que deverá ser lançado pelo seu sucessor: a construção de estradas que irão interligar as regiões econômicas do Estado, uma proposta que Aécio chamou de "links" faltantes, "na ausência de um nome melhor", conforme falou.
As peregrinações de Aécio e Anastasia estão longe de se converterem em comícios de clima eleitoral. Geralmente transcorrem em ambientes fechados ou de difícil acesso, com plateia formada quase que exclusivamente por pessoas que estão ali a trabalho: assessores, políticos, jornalistas e seguranças. E os dois estão blindando suas bases contra investidas alheias: em apenas duas visitas, a Uberlândia e Divinópolis, entre os dias 8 e 11 de março, Aécio conseguiu para Anastasia o apoio de 43 dos 49 prefeitos das duas regiões.
A agenda administrativa é um invólucro frágil para justificar os encontros. Em Uberlândia, ambos anunciaram a liberação de recursos para obras que já estão em curso, mas ainda longe da inauguração, como o hospital municipal local, que é o maior em construção no Estado, ou comemoração a simples publicação de editais, cujas obras, na melhor das hipóteses, começam no segundo semestre.
Será muito difícil para a oposição acusá-los de campanha antecipada: não há nos discursos menções diretas às eleições e a presença de Anastasia nas solenidades sempre se justifica pelo fato do vice estar se preparando para assumir o governo no próximo mês.
Nas viagens pelo Estado, Aécio e Anastasia seguem um roteiro: os primeiros a falar são os anfitriões, o prefeito ou o parlamentar local de maior expressão, como o deputado estadual Wander Borges (PSB) em Sabará, o deputado estadual Domingos Sávio (PSDB) em Divinópolis ou o prefeito Odelmo Leão em Uberlândia. Deles se ouvem palavras de agradecimento. Não raro, são feitas comparações entre o autoproclamado dinamismo estadual e a alegada letargia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) federal.
Em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde Aécio entregou um bloco cirúrgico no dia 22 de fevereiro, uma faixa cobrava a falta de liberação de recursos para obras de infraestrutura por parte da Caixa Econômica Federal. "A Caixa deixa muito a desejar", disse Borges, em tese um aliado do Palácio do Planalto.
Anastasia em seguida discursa em tom superlativo, procurando assumir a imagem de quem toma nas mãos o manche de um avião em velocidade cruzeiro. "O ano deveria ter 800 dias, para que este governo pudesse inaugurar uma obra por dia, e ainda faltariam obras produzidas por esta verdadeira locomotiva", afirmou o vice em Sabará. Como em outras ocasiões, não faltaram adjetivos como "nosso timoneiro", "grande líder", "gigante de qualidade única" e "exemplo para o mundo" entre os apostos de Anastasia ao titular do cargo.
Os discursos de Aécio sempre começam com longas saudações. O governador chega a levar 15 minutos cumprimentando os presentes mais ilustres e sempre discursando em torno de quatro ideias mestras: menciona que se trata de uma despedida; destaca a importância dos aliados ("triste de quem acha que resolve tudo sozinho. Este palanque é um resultado de nossas alianças", disse, em Sabará); comenta a seguir a importância de algumas de suas realizações, estejam ou não relacionadas com o evento; e termina afirmando que se sente honrado em "deixar o governo nas mãos limpas do professor Anastasia".
A viagem de quinta-feira a Divinópolis, cidade de 200 mil habitantes a 120 km a oeste de Belo Horizonte, foi a maior evidência de que a política em si se sobrepõe ao "show de inaugurações" mencionado por Anastasia. O dia de ambos começou com o recapeamento da pista do aeroporto municipal, asfaltada no governo Newton Cardoso, em 1988. Em seguida, Aécio e Anastasia foram a um terreno capinado na periferia da cidade, onde foi montado um palco para a inauguração do que é pouco mais do que uma ideia: o governador anunciou a construção futura de um hospital regional com 230 leitos. Na falta de uma maquete, governador e vice contemplaram uma planta do projeto do hospital, orientados pelo secretário estadual de Saúde, Antonio Jorge.
Após passarem pelas obras de um viaduto, Aécio e Anastasia terminaram em um palanque montado no Clube Estrela do Oeste, na companhia de Débora Lyra, a miss Minas Gerais, "uma beldade", segundo Anastasia, "na companhia de homens feios", de acordo com o governador. A bela loira de 1m80cm e pernas torneadas à mostra era o único elemento alheio à política em um salão composto por prefeitos, parlamentares, assessores e jornalistas.
Sem povo, o evento era uma argamassa da base municipal do poder aecista. Compareceram 23 dos 25 prefeitos do Vale do Itapecerica, a microrregião de Divinópolis, sendo apenas dois tucanos, além dos dois deputados federais da região, ambos do DEM, Jaime Martins Filho e Vitor Penido. Todos juraram apoio a Anastasia. O último fez a única menção ao sonho frustrado de Aécio. "Ainda tenho esperança que o PSDB nacional tenha um pouquinho de juízo e pense que o melhor para o Brasil é Aécio Neves", afirmou, sob palmas protocolares.
Ao responder Aécio fez menção apenas ao seu esforço para que "Anastasia possa dar continuidade aos compromissos adequados". Terminava a sessão de discursos e iniciava o coquetel no mezanino, para a mesma plateia de cerca de 300 pessoas que assistiam ao ato. Atrás salão, transcorria normalmente a aula vespertina de hidroginástica. Em um determinado momento, as alunas entoaram o coro: "Aécio, cadê você? Vim aqui só pra te ver!"

'Super Cemig' avança e tenta aquisição de R$ 3 bilhões



VALOR ECONÔMICO 
A estatal mineira Cemig está a um passo de fechar mais uma aquisição - a terceira em menos de um ano - que vai transformá-la na segunda maior transmissora de energia elétrica do país, atrás apenas da Eletrobrás. OValor apurou que a empresa está em processo avançado de negociação para comprar cerca de 6.000 quilômetros de linhas de transmissão no país de três empresas espanholas, reunidas em sociedade na Plena Transmissoras, um ativo de R$ 3 bilhões.

Efetivada a compra, a Cemig passará a ter 13.445 quilômetros de linhas sob seu controle e ultrapassará a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), que opera 12.271 quilômetros. No ano passado, a Cemig comprou o controle da Terna Participações, que tinha quase 4 mil quilômetros de linhas, por R$ 2,33 bilhões. Além disso, ampliou sua fatia na Light ao adquirir as participações da Andrade Gutierrez e da Equatorial, por R$ 1,6 bilhão. "A super Cemig está acaminho", diz o Banco Santander em um relatório privado feito para investidores.



A estatal mineira Cemig está em um processo avançado de negociação para comprar cerca de 6.000 quilômetros de linhas de transmissão de energia espalhados pelo país e que pertencem a três empresas espanholas, reunidas em sociedade na Plena Transmissoras. Segundo o Valor apurou, o preço sugerido pelos vendedores seria em torno de R$ 3 bilhões e o banco que assessora a Plena na transação de venda é o Santander. A companhia mineira não quis fazer comentário sobre o assunto nem o banco. Há cerca de duas semanas, entretanto, o diretor financeiro da Cemig, Luiz Fernando Rolla, disse em reunião com investidores, promovida pelo Santander, que encontrava-se justamente em negociações para a compra de ativos de transmissão.
As declarações de Rolla estão em um relatório privado do banco feito para investidores, ao qual o Valor teve acesso. Rolla não explicou qual ativo de transmissão estaria comprando. Mas suas afirmações de compras agressivas levaram o banco a escrever que "a super Cemig está a caminho". O presidente da companhia, Djalma Morais, disse recentemente que cerca de R$ 3 bilhões serão gastos em compra de ativos. Esse é justamente o preço estimado para a compra da Plena Transmissoras.
Se efetivar a compra, a Cemig passa a ser a maior transmissora do país depois da Eletrobrás. Ultrapassa inclusive a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), que tem 12.271 quilômetros em linhas. A Cemig passaria a operar 13.445 km. O salto em menos de dois anos seria gigante, já que no ano passado ela comprou a Terna Participações, que detinha quase 4 mil km de linhas.
De acordo com executivos de bancos de investimento, a Cteep também teria demonstrado interesse em comprar a Plena, desde que foi posta à venda, em outubro. Procurada, a Cteep informou por meio de sua assessoria de imprensa que no momento não negocia compra de nenhum ativo de transmissão no Brasil.
Segundo fontes próximas às negociações entre os espanhóis e a Cemig, o ativo deverá ser integrado à Taesa - empresa que nasceu da compra da Terna do grupo italiano do mesmo nome, em negócio de R$ 2,33 bilhões. Na Taesa, a Cemig tem como sócio majoritário o Fundo de Investimento em Participações Coliseu, que é administrado pelo banco Modal. Os principais cotistas são o Santander e as fundações da CEEE e de Cemig.
Ao fazer a aquisição pela Taesa, a Cemig evita comprometer os índices de liquidez de seu balanço. Recentemente, a estatal fez uma emissão de R$ 2,7 bilhões em debêntures justamente para fazer frente à compra da companhia de transmissão que pertencia aos italianos.
Com os espanhóis, as negociações têm sido um pouco mais difíceis do que foi com os italianos, segundo importante fonte a par das negociações. A discussão de preço tem sido acirrada, pois nem sempre os três sócios envolvidos, que têm fatias iguais na companhia, têm a mesma opinião. Há debates também se as espanholas continuariam ou não como sócias minoritárias no negócio, dada a perspectiva de crescimento no Brasil neste ano e em 2011. O aprofundamento da crise econômica na Espanha estaria tornando a necessidade de recursos mais premente para as sócias espanholas. Elas decidiram pôr os ativos à venda depois de verem o sucesso da operação dos donos da Terna.
Entre as sócias da Plena está a empresa Cobra, controlada na Espanha pela ACS, que também é a principal acionista do grupo Iberdrola. As outras são a Isolux e a Elecnor. Em comum, todas têm o fato de serem construtoras e estarem sendo atingidas pelo estouro da bolha imobiliária espanhola.
As três sócias da Plena chegaram ao Brasil estimuladas por incentivos fiscais do governo espanhol, principalmente na aquisição de torres de transmissão. Com preços agressivos, elas arremataram a maior parte dos quilômetros e mais quilômetros de linhas de transmissão em leilões promovidos pelo governo federal. Durante anos, foram responsáveis por grandes deságios nos leilões. O apetite só arrefeceu no período de crise e pôde ser percebido no leilão de transmissão dos linhões do Madeira, que acabaram sendo arrematados principalmente pelas estatais da Eletrobrás.
O interesse por aquisições da Cemig, controlada pelo governado de Minas Gerais, é amplamente sabido. O próprio governador, Aécio Neves (PSDB), disse que a empresa estaria fazendo uma oferta para comprar a Ampla, distribuidora que fornece energia elétrica para 50% da área total do Rio de Janeiro. É controlada pela Endesa, hoje pertencente à estatal italiana Enel. Teria interesse também pela Coelce, do Ceará. A Endesa nega intenção de venda, no entanto. Para analistas, a expansão da estatal tem relação direta com os projetos políticos com ambições nacionais do governador Aécio Neves.