quarta-feira, 27 de abril de 2011

Carlos Melles recebe Grande Medalha da Inconfidência

Cópia de Medalha 01.jpg
O secretário Carlos Melles em Ouro Preto, ao receber o
diploma que acompanha a Grande Medalha da Inconfidência

Cópia de Medalha 02.jpg
Governador Anastasia e a Presidente Dilma no momento 
da condecoração, junto ao secretario Carlos Melles  


Cerimônia no Dia da Inconfidência homenageou 234 personalidades que se destacaram em favor do desenvolvimento de Minas e do Brasil

A solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência – comandada pelo governador Antonio Anastasia, na quinta-feira, 21 de abril, em Ouro Preto, levou mais de três mil pessoas à praça, que é um dos principais cartões postais da cidade. O evento teve como oradora oficial a presidente Dilma Rousseff, agraciada com o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência.
O secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, deputado federal Carlos Melles, foi uma das 234 personalidades agraciadas, recebendo das mãos da presidente Dilma e do governador Anastasia a Grande Medalha da Inconfidência, agora no grau Promoção, já que em 1996 o deputado já havia sido condecorado pelas mãos do então governador Eduardo Azeredo com a Medalha da Inconfidência, em reconhecimento ao seu trabalho em favor do desenvolvimento, emprego e renda.
O governador Antonio Anastasia e a presidente Dilma Rousseff foram recebidos na Praça Tiradentes com honras militares e muitos aplausos da população. Anastasia e Dilma passaram em revista a Guarda de Honra da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Após a execução do Hino Nacional, interpretado por um coral de jovens e adultos das cidades histórica de Ouro Preto e Mariana, Antonio Anastasia assinou ato de transferência simbólica da capital de Minas Gerais para Ouro Preto. O governador e a presidenta acompanharam, em seguida, a salva de 21 tiros de fuzil, executada pela Guarda Militar do Governo do Estado.
Ao som de Travessia, composição de Milton Nascimento e Fernando Brant, Antonio Anastasia e Dilma Rousseff depositaram flores no monumento a Tiradentes. A presidenta recebeu das mãos de um cavaleiro da Inconfidência o fogo simbólico para acender a Pira da Liberdade. A população acompanhou a solenidade ao redor do monumento. Ao fundo da praça, a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais interpretava clássicos eruditos e populares.
Após a entrega da Medalha da Inconfidência aos agraciados, a população ouviu os discursos da presidente Dilma Rousseff e do governador Antonio Anastasia.
Maior comenda concedida pelo Estado, a Medalha da Inconfidência foi criada por Juscelino Kubistchek, sendo entregue desde 1952 às personalidades que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento cultural, econômico e social de Minas Gerais e do Brasil. Possui três designações: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Os agraciados são indicados pelo governador do Estado e por membros do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Arantes representará a Assembléia de Minas na Feira de Cafés Especiais nos EUA


O presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) representará a Casa Legislativa mineira em Houston, nos Estados Unidos, esta semana, na Feira de Cafés Especiais, considerada a maior vitrine do grão do mundo.
No Brasil é crescente o número de cafeicultores que tem investido neste segmento. Os produtores têm percebido que a qualidade aliada a um trabalho conjunto pode possibilitar um grande retorno a quem investe nos chamados cafés especiais.
A diretora executiva da Associação Brasileira dos Cafés Especiais Vanusia Nogueira explica que no exterior há grande dificuldade de o café brasileiro receber a identificação “Café do Brasil” por ser rotulado pelos compradores como um produto ligado a grande escala de produção e não a sua qualidade. Por sua vez, Arantes ponderou que o café brasileiro tem trazido mais qualidade à mesa dos consumidores. “Nossos produtores têm trabalhado na terra por um produto melhor, até porque quem sairá ganhando com isto é o próprio cafeicultor, que será mais valorizado pelos grãos diferenciados que produz”.
O deputado Antônio Carlos pretende trazer as últimas tendências de tecnologia e experiências utilizadas nos cafés especiais para poder debater, discutir entre as lideranças do setor rural. “Este é um evento importante porque nós poderemos buscar o que há de mais novo para ser utilizado pelo nosso produtor”. Arantes lembrou que o cafeicultor precisa ter mais opções para sobressair no mercado em função das várias dificuldades que já enfrenta. “O nosso produtor já sofre com a ausência de uma política federal justa, possui dívidas de safras anteriores, enfrenta intempéries climáticas, luta contra a violência no campo, entre tantos outros problemas. Desta forma, é sempre importante viabilizarmos novas saídas para estimular a permanência do homem no campo”, sintetizou.