O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) foi o parlamentar escolhido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio de seu presidente Diniz Pinheiro (PSDB) para compor o Conselho Integrado de Desenvolvimento (Coind). Este Conselho foi criado pelo decreto 44.340 de 28 de junho de 2006 e tem por objetivo participar da formulação e implantação da política estadual para o desenvolvimento e a expansão do parque industrial mineiro e das atividades produtivas e de serviços nele integradas as diretrizes fixadas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado. Este Conselho pertence à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Uma das ações práticas em que o deputado vai estar envolvido será na aprovação de financiamentos a empresas privadas e a prefeituras, por exemplo. O deputado comentou com entusiasmo sua indicação: “Representar a cadeira da Assembleia em um Conselho tão importante é uma honra e nesta nova responsabilidade espero poder trabalhar pelo desenvolvimento socioeconômico do Estado com afinco e dedicação”, ponderou.
Arantes poderá propor a utilização de instrumentos para a atração e desenvolvimento de empreendimentos produtivos para Minas Gerais, poderá também criar meios para a integração e a expansão das atividades comerciais, industriais e de serviço no Estado, terá a opção de criar mecanismos para a utilização de instrumentos financeiros e creditícios para a descentralização geográfica do desenvolvimento, entre outros.
Fazem parte deste Conselho 19 pessoas entre representantes da Secretaria de Estado da Fazenda; Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão; do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), entre outros.