sábado, 27 de novembro de 2010

Equipe do governador Anastasia começa a ser desenhada

Governador mantém conversas com partidos aliados para definir secretariado. Pasta de Trabalho e Renda deve ser ocupada por Luiz Carlos Miranda, primeiro suplente do PDT
Bertha Maakaroun -
Publicação: 27/11/2010 08:19 Atualização: 27/11/2010 08:42
 

Com dificuldade política para puxar um dos deputados estaduais da bancada do PDT para o primeiro escalão, o governador reeleito Antonio Anastasia (PSDB) deverá convidar para a nova pasta de Trabalho e Renda, a ser desmembrada da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Luiz Carlos Miranda, primeiro suplente do PDT na Assembleia Legislativa. Miranda esteve nessa sexta-feira em visita a Anastasia, acompanhado do deputado federal reeleito Paulinho da Força Sindical (PDT-SP), depois de o governador ter tomado café com as bancadas e representantes da legenda.

Segundo o presidente regional do PDT, Paulo César, Anastasia sugeriu que a legenda também manterá a secretaria extraordinária que já ocupa, para assuntos de reforma agrária. É pouco provável que seja chamado para o governo um dos dois deputados federais pedetistas eleitos. Há dúvidas no Palácio Tiradentes em relação à natureza do envolvimento na campanha de Anastasia do deputado federal Mário Heringer (PDT), que não se reelegeu e está na primeira suplência. Além disso há quem argumente que Heringer tem dificuldades com membros do Judiciário mineiro, o que não é desejável para o governo.

Antonio Anastasia continua se reunindo com as legendas e ouvindo os partidos, mas fechado em copas sobre a composição do governo. Nesta segunda-feira ele sentará com os democratas, que têm uma lista de reivindicações e de mágoas, porque não foram representados na chapa majoritária na coligação. Mas só depois da aprovação da Lei Delegada, enviada à Assembleia Legislativa, que o
Saiba mais...
Adjunto com perfil técnico pode assumir Fazenda no governo Anastasia
Anastasia começa a definir primeiro escalão em Minas
Anastasia vai exonerar todos os secretários governador se manifestará. A rigor, a nova formatação do governo – e as secretarias que serão criadas – está na cabeça de Anastasia, mas ele ainda não a tornou pública.

Disputas Algumas pastas serão técnicas, como a Fazenda, onde é cotado o secretário adjunto Pedro Meneguetti. Para o Planejamento e Gestão, é dado como certa a recondução de Renata Vilhena. Para evitar embates dentro da burocracia, a tendência de Anastasia é retirar do Planejamento o comitê de Gestão das Obras da Copa, hoje sob a coordenação de Tadeu Barreto – o mesmo que responde pelo programa Estado para Resultados. As obras da Copa iriam para a Secretaria de Esportes. O governador considera ser melhor que um só gestor conduza o programa, evitando disputas dentro do governo, como ocorreram entre Tadeu Barreto e o deputado estadual Gustavo Corrêa (DEM), quando este foi secretário de Esportes.

Se a pasta de Esportes se fortalecer com a nova atribuição, Corrêa é o nome que desponta, resolvendo o problema político de entregar aos democratas uma secretaria de peso. O deputado federal Carlos Melles (DEM) está cotado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para a Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em que pese o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), ligado a Melles, ter o nome colocado, cresceu ontem a possibilidade de convite ao deputado federal Silas Brasileiro (PMDB), que não se reelegeu e foi apoiador de primeira hora de Anastasia. Dessa forma o governador acena ao PMDB, que quer integrar a base, ao mesmo tempo em que garante na administração um nome com quem tem afinidade política.

Na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a mudança é certa. Alberto Portugal, que também foi presidente da Embrapa no governo Fernando Henrique Cardoso, não permanecerá. A tendência é de que seja nomeado alguém vinculado à academia. Já para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o deputado estadual Agostinho Patrus (PV) é o preferido. Mas também é lembrado para a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana. O único inconveniente é que o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB) é também um nome desejado no governo, particularmente para uma pasta com visibilidade em Belo Horizonte. Seria o caso da Política Urbana, que deverá receber muitos investimentos, inclusive internacionais, na área de saneamento.

Agrado Embora para a Secretaria de Transportes e Obras Públicas o governador tenha decidido nomear um nome técnico, cresce a possibilidade de um político com esse perfil, como o do deputado federal Alexandre Silveira (PPS), ex-diretor do Dnit no governo Lula. É uma forma de agradar ao PPS, que não pode ter um papel marginal nesse governo, dado que foi muito presente na campanha, oferecendo-lhe a pasta que irá coordenar o Programa Caminhos de Minas, de interligação rodoviária regional, com financiamento internacional.

Enquanto para a Secretaria de Saúde Anastasia pensa em um político com formação econômica, para a Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas, que vai receber mais investimentos neste governo, está cotado o deputado estadual Gil Pereira (PP). As joias da coroa, Cemig e Codemig, também estão disputadas entre aliados. Na Cemig, está cotado Fernando Henrique Schüfner, atual diretor de Distribuição. Mas também tem crescido o nome de Oswaldo Borges da Costa, atual presidente da Codemig. Por seu turno, para a Codemig, além do presidente do Sicepot, Alberto José Salum, tem sido considerado Luiz Augusto de Barros, muito ligado a Anastasia


Fonte portal uai!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Autoridades de Caxambu listam problemas na segurança da região

Dificuldades como a falta de efetivo humano e recursos financeiros para a Polícia Civil, superlotação do presídio e acúmulo de processos no fórum foram alguns dos problemas listados pelos participantes da audiência pública realizada nesta sexta-feira (26/11/10) pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que discutiu em Caxambu a criminalidade no município e região. A audiência foi requerida pelos integrantes da própria comissão, deputada Maria Tereza Lara (PT) e deputados João Leite (PSDB), Rômulo Veneroso (PV) e Tenente Lúcio (PDT).

O juiz da comarca de Aiuruoca, Geraldo Antônio de Freitas, citou como exemplo a presença de 87 detentos no presídio de Caxambu, que, segundo ele, tem capacidade para 22, e os 7.800 processos a cargo de um único juiz no município. Ele reconheceu ainda que algumas vezes tem que fazer "vista grossa" em alguns casos pelo motivo de simplesmente não haver lugar para prender os criminosos.

A questão da capacidade do presídio gerou certa polêmica durante a reunião, pois o deputado João Leite, após consulta por telefone ao subsecretário de Administração Prisional, Genilson Zeferino, sustentou que a cadeia comporta 60 presos. Ele convidou o assessor de inteligência do presídio, Wellington de Oliveira, para esclarecer essa questão. Oliveira disse que a capacidade é para 44 presos, mas que hoje estão detidos 78, sendo 68 em regime fechado. Ele citou outras cidades no Sul de Minas mostrando que a lotação das cadeias é pelo menos três vezes maior que a capacidade.

O delegado de São Lourenço, José Walter da Mota Matos, pediu a construção de uma penitenciária na região para resolver não apenas o problema da superlotação, como também a falta de condições para alimentar os presos, como acontece em Aiuruoca.

Integração das polícias reduziu índices de criminalidade

Apesar dos problemas estruturais, o tenente coronel PM Paulo Valério Júnior, comandante da 14ª Cia PM Independente, afirmou que Caxambu tem registrado, nos últimos oito anos, quedas significativas nas ocorrências de furtos, roubos e homicídios. Dados da PM, por exemplo, mostram que o número de crimes contra o patrimônio caiu de 334, em 2009, para 227 até 21 de novembro deste ano. Já os crimes violentos caíram de 13 para 10 no mesmo período. Ele creditou esses resultados à integração das polícias Civil e Militar com o Poder Judiciário e o Ministério Público.

Mas a delegada de Caxambu, Maria da Paz, apresentou alguns dados que trouxeram maior preocupação aos participantes da reunião, sobre o crescimento do tráfico e do consumo de drogas. Essas práticas estão, segundo eles, ligadas diretamente às ocorrências de crimes contra a pessoa e o patrimônio. De acordo com a delegada, em 2009, nove pessoas foram presas por tráfico, enquanto que até outubro de 2010 o número já chegou a 23.

A preocupação com a fuga de traficantes do Rio de Janeiro para Minas Gerais foi minimizada pelo deputado Duarte Bechir (PMN). Ele citou que as divisas do Sul de Minas com os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo têm sido bem patrulhadas, "em um trabalho conjunto das polícias, que é um exemplo para o Brasil". O delegado José Walter também relatou que estão sendo intensificadas nesses últimos dias as barreiras policiais na divisa com o Estado do Rio.

A audiência pública de Caxambu faz parte de uma série de reuniões com o mesmo objetivo que a Comissão de Segurança Pública vem fazendo há dois anos. Entre 2009 e 2010, a comissão visitou as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado para mapear as principais dificuldades em relação ao enfrentamento da violência e da criminalidade. No Sul de Minas, uma das principais fragilidades percebidas pelos deputados foi a baixa quantidade de policiais rodoviários federais nas estradas que cortam a região, o que facilita a entrada de drogas.

Presenças - Deputados João Leite (PSDB), presidente da comissão; e Duarte Bechir (PMN). Participaram também o prefeito de Caxambu, Luiz Carlos Pinto; o promotor de Caxambu, Leandro Pannain Rezende; o comandante do 3º Pelotão de Bombeiros em São Lourenço, Richelmy Murta; e vereadores de Caxambu e cidades vizinhas.





Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715

Uma homenagem a todos policiais honestos deste Pais!

QUANDO DEUS CRIOU O POLICIAL

...Deus estava no sexto dia de horas extraordinárias, quando aparece um Anjo e lhe diz:
- Estás levando muito tempo nessa criação Senhor!
- O que tem de tão especial esse homem?

Deus respondeu:
- Tu já viste o que me pedem neste modelo?

- Um policial tem que correr 10 km por ruas escuras, subir paredes, pular muros, entrar em matagais, entrar em casas que nem um fiscal de saúde pública ousa penetrar, e tudo isso, sem sujar, manchar ou rasgar o seu uniforme.
- Tem que estar sempre em boa forma física, quando nem sequer lhe dão tempo para comer.
- Tem que investigar um homicídio, buscar provas nessa mesma noite e, no outro dia, ir ate o tribunal prestar depoimento.
- Também tem que possuir quatro braços, para poder dirigir sua viatura, atirar contra criminosos e ainda chamar reforço pelo rádio.

O anjo olha para Deus e diz:
- Quatro braços? Impossível!

Deus responde:
Não são os quatro braços que me dão problemas e sim os três pares de olhos que necessita.

- Isto também lhe pedem neste modelo? Pergunta o Anjo.

- Sim, necessita de um par com raio-x, para saber o que os criminosos escondem em seus corpos.

Necessita de um par ao lado da cabeça para que possa cuidar de seu companheiro e outro para conseguir olhar uma vítima que esteja sangrando e ter discernimento necessário para dizer que tudo lhe sairá bem, quando sabe que isto não corresponde à verdade.

Neste momento, o Anjo diz:
- Descansa e poderás trabalhar amanhã.

- Não posso, responde Deus!
- Eu fiz um policial que é capaz de acalmar ou dominar um drogado de 130 quilos sem nenhum incidente e, ao mesmo tempo, manter uma família de cinco pessoas com seu pequeno salário. Ele estará sempre pronto para morrer em serviço, com sua arma em punho e com sentimento de honra correndo junto ao sangue.

Espantado o Anjo pergunta a Deus:
Mas Senhor, não é muita coisa para colocar em um só modelo?

Deus rapidamente responde:
- Não. Não irei só acrescentar coisas, mas também irei tirar. Irei tirar seu orgulho, pois infelizmente para ser reconhecido e homenageado ele terá que estar morto. Ele também não irá precisar de compaixão, pois ao sair do velório de seu companheiro, ele terá que voltar ao serviço e cumprir sua missão normalmente.

- Então ele será uma pessoa fria e cruel? Pergunta o Anjo.

- Certo que não! Responde Deus.
- Ao chegar em casa, deverá esquecer que ficou de frente com a morte, e dar um abraço carinhoso em seus filhos dizendo que está tudo bem.
- Terá que esquecer os tiros disparados contra seu corpo, ao dar um beijo apaixonado em sua esposa. Terá que esquecer as ameaças sofridas, ao ficar desesperado quando o salário não der para pagar as contas no final do mês e terá que ter muita, mas muita coragem para no dia seguinte, acordar e retornar ao trabalho, sem saber se irá voltar para casa novamente.

O anjo olha para o modelo e pergunta:
- Além de tudo isso, ele poderá pensar?

- Claro que sim! Responde Deus.

- Poderá investigar, buscar e prender um criminoso em menos tempo que cinco juízes levam discutindo a legalidade dessa prisão?
- Poderá suportar as cenas de crimes, as portas do inferno, consolar a família de uma vítima de homicídio e, no outro dia, ler nos periódicos que os policiais são insensíveis aos Direitos dos Criminosos?

Por fim, o Anjo olha o modelo, lhe passa os dedos pelas pálpebras, e fala para Deus:
- Tem uma cicatriz, e sai água. Eu te disse que estavas pondo muito nesse modelo!

- Não é água, são lágrimas? Responde Deus

- E por que lágrimas? Perguntou o Anjo.

Deus responde:
- Por todas as emoções que carrega dentro de si!
- Por um companheiro caído!
- Por um pedaço de pano chamado bandeira!
- E por um sentimento chamado justiça!

- És um gênio! Responde-lhe o Anjo.

Deus o olha, todo sério, e diz:
- Não fui eu quem lhe pus lágrimas!


- Ele chora, porque é simplesmente um homem!

***Dedicação a todos os guerreiros anônimos, que deixam suas casas, famílias, amigos e sonhos, encarando a morte no combate a criminalidade, garantindo assim a ordem pública e zelando pela nossa segurança, mesmo que isso custe suas próprias vidas!

Autor Desconhecido!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Uso de blindados da Marinha é só a primeira dose, diz Beltrame











Foto portal G1

Secretário de Segurança do Rio Diz que apoio é estratégico.

Armamentos reforçam a polícia em megaoperação na Zona Norte do Rio.
O secretário de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse na manhã desta quinta-feira (25), em entrevista à rádio CBN, que o movimento de veículos blindados na região da Penha, Zona Norte do Rio, é "a primeira dose" do apoio da Marinha à polícia do Rio. "Este movimento de blindados faz parte da colaboração da Marinha. Foram para a Zona Norte para que transportemos tropas para aquela região. Daí para frente o que vier é estratégia, e não posso revelar para não colocar a população em risco", disse Beltrame.

Equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e fuzileiros navais fazem uma megaoperação na região das favelas na Penha, subúrbio do Rio no final da manhã desta quinta-feira (25). Seis veículos blindados da Marinha e dois caminhões com fuzileiros deixaram logo cedo o quartel de fuzileiros navais, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Beltrame diz que o uso de equipamentos da Marinha é fundamental para a operação de combate à criminalidade.

"A Marinha está dando um exemplo para o país. O problema de segurança pública tem de ser enfrentado sem hipocrisia. Não adianta nós aqui gastar com equipamento sem recursos. Os vizinhos tem equipamentos muitas vezes sem uso. O fim da lei não é o povo, a sociedade? Por que vou levar um ano para procurar um equipamento se o próprio estado tem isso?"

Beltrame disse que o governo estadual não recebeu nenhuma manifestação de apoio do Exército, apenas da Marinha. Destacou também o reforço no efetivo da Polícia Rodoviária Federal no patrulhamento das rodovias que cortam a Baixada Fluminense e dão acesso ao Rio.

Sobre os ataques a veículos e ônibus, Beltrame afirmou que é uma estratégia da criminalidade em divulgar uma situação de pânico. E salientou que por mais que seja efetivo o serviço de inteligência da polícia, não é possível antecipar essas ações de terror. "Inteligência não é adivinhação e nunca vai ter a informação concreta do que vai acontecer", afirmou Beltrame. "Estes episódios isolados podem acontecer. O que pretendemos, é lá na frente, diminuindo a massa de crimes na cidade, que a gente diminua também essas ações."
Fonte G 1

"Vão ter que nos engolir", diz presidente do PSDB mineiro a tucanos paulistas

Nárcio Rodrigues comentou que Minas aceitou as indicações para a Presidência do país de Alckmin (2002) e de Serra. Em 2014, segundo ele, é a vez de Aécio

Fonte: Agência Estado

Publicação: 25/11/2010 09:42 Atualização:

A disputa de poder entre tucanos de São Paulo e de Minas Gerais ganhou contornos de batalha ostensiva. Uma entrevista do presidente do PSDB paulista, José Henrique Reis Lobo, no fim de semana, levou o deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB), presidente dos tucanos mineiros, a reagir duramente: “Vão ter que nos engolir.

 Na entrevista, Reis Lobo contestou a tese da “refundação” do PSDB, ideia defendida pelo senador eleito Aécio Neves, ex-governador de Minas. Ele também citou Aécio apenas como um nome em meio ao “conjunto de novas lideranças que emergiu das urnas” e defendeu que o candidato derrotado à Presidência José Serra terá papel político que extrapolará uma eventual candidatura à Prefeitura de São Paulo em 2012.

Nárcio Rodrigues saiu em defesa de Aécio e disparou: “Não reconheço no José Henrique Reis Lobo autoridade para tratar do projeto nacional para o partido." Depois acrescentou, mostrando que os tucanos mineiros consideram que não haverá prioridade política para Serra. “Fomos extremamente respeitosos à fila, concordando que em 2006 era a vez de Geraldo Alckmin (SP) e, em 2010, de Serra. Agora (2014) é a nossa vez (de Aécio)."

“Esta discussão é precoce e inadequada. Faz dez dias que saímos da eleição e não fomos vitoriosos. A hora é de juntar e não de dividir”, adverte o presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE).

Saiba mais:


 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

homem tenta matar esposa a facadas.

lambari - Um servente de pedreiro de 32 anos foi preso no fim da noite dessa terça-feira (23) depois de tentar matar a facadas a própria companheira, uma dona de casa de 31 anos, em Lambari, município do Sul de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, a tentativa de assassinato ocorreu após um desentendimento entre o casal, morador do bairro Vila Brasil.

Segundo a PM, após discutirem, o homem pegou uma faca com 12 centímetros de lâmina e agrediu a companheira com três golpes na nuca. Vizinhos do casal ouviram os gritos de socorro, chegaram ao local e levaram a vítima ao pronto socorro do Hospital de Lambari, onde ela permanece internada.

O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado, junto com a arma do crime, à delegacia de Polícia Civil.

TRE-MG rejeita ações contra Anastasia

Luisa Brasil

Publicação: 23/11/2010 20:12 Atualização: 23/11/2010 20:30

O Tribunal Regional de Minas Gerais (TRE-MG) julgou improcedentes duas representações propostas durante a campanha eleitoral que pediam a cassação do diploma do governador reeleito Antonio Anastasia (PSDB), e do vice dele, Alberto Pinto Coelho (PP), por conduta vedada a agente público. As ações foram protocoladas pela coligação de Hélio Costa (PMDB) e Patrus Ananias (PT), durante a campanha eleitoral.

A primeira representação foi referente à participação do governador em uma solenidade em Governador Valadares, em julho deste ano, na qual anunciou a construção de gasoduto numa celebração formal do início do projeto. A representação disse que a presença do governador teve finalidade eleitoral, mas o relator do processo, desembargador Antônio Carlos Cruvinel entendeu que o a participação do governador foi apenas um ato de gestão.

A outra representação diz respeito a uma suposta conduta vedada praticada pelo governador, na qual teria havido o envio de mensagem para diversos destinatários por meio de email por um endereço é pertencente à Polícia Militar de Minas Gerais divulgando propaganda eleitoral do candidato Antônio Anastasia. Cruvinel, afirmou que, neste caso, são os próprios usuários do email que devem responder por eventuais abusos. Os magistrados acompanharam, por unanimidade, o voto do relator.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Prefeito de Aiuruoca morre em acidente de carro

Carro onde estavam José Nelson Lopes e a esposa se chocou com outro veículo na BR-267

22/11/2010 - 07:44

Fonte EPTV

O prefeito de Aiuruoca, no Sul de Minas, José Nelson Lopes, de 59 anos, morreu em um acidente de carro na noite de domingo (21). Segundo o Corpo de Bombeiros de São Lourenço, Lopes e sua esposa, Ilda de Campos Lopes, 42 anos, estavam na estrada que liga Seritinga a Aiuruoca quando o bateram de frente com outro carro.

Ilda e o motorista do outro veículo, Hikari Kanamori, foram levados para o Hospital Dr. Júlio Sanderson. O prefeito morreu no local. De acordo com informações do hospital, a esposa do prfeito e o motorista do outro carro terão alta nesta segunda-feira (22).

O corpo do prefeito está sendo velado na Cãmara Municipal de Aiuruoca.