terça-feira, 19 de julho de 2011

Governo de Minas e Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Moçambique serão parceiros em projeto de combate à fome


Moçambique usará Programa Minas Sem Fome como modelo
O Governo de Minas se comprometeu a atuar como parceiro da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Moçambique para ajudar a implantar programa semelhante ao Minas Sem Fome em Moçambique. A parceria foi estabelecida em reunião na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), nesta terça-feira (12-07), entre representantes do Governo e Sinfrônio Júnior, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Moçambique. A audiência se deu graças à intercessão do deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Sinfrônio Júnior saiu da reunião confiante nos resultados positivos da parceria. “Sei que poderemos contar com a experiência dos servidores do Governo de Minas para nos ajudar a resolver um problema grave em Moçambique, que é a fome”, afirmou. A princípio, a idéia é o Governo disponibilizar técnicos para treinarem os moçambicanos que irão implementar o programa de combate à fome no país da costa oriental da África.
Arantes, que presidiu a reunião, salientou que é muito importante a troca de experiências para o desenvolvimento dos países. “Esse termo de cooperação para levar os programas que Minas executa para os países africanos é de fundamental importância para todos os envolvidos. Tanto os mineiros quanto os moçambicanos saem ganhando com essa parceria”, afirmou o parlamentar.
Além da parceria institucional, representantes do Governo de Minas também participarão do seminário “Brasil e Moçambique juntos contra a fome através do desenvolvimento agropecuário”, que acontecerá em Uberaba, entre os dias 22 a 24 de agosto. “Será uma excelente oportunidade para aproximarmos os dirigentes dos dois países para debaterem saídas viáveis para o problema da fome. E a presença de representantes da Emater e da Secretaria de Agricultura será de fundamental importância para fortalecermos esses laços entre os países”, emendou Sinfrônio Júnior.
Estavam presentes à reunião, representando o secretário de Agricultura Elmiro Nascimento, seu chefe de gabinete Evandro Oliveira Neiva; o subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha; o diretor técnico da Emater, José Rogério Lara e os assessores de Relações Internacionais do Governo de Minas, Sílvia Vieira e Henrique Natalino.
O Programa Minas Sem Fome, executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), é um Projeto Estruturador do Governo de Minas Gerais, que tem o objetivo estratégico de buscar a segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão produtiva, conforme expresso no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI 2007-2023). O Minas Sem Fome é um sub-programa do Fome Zero, programa do Governo Federal, voltado para o combate à fome e desnutrição de famílias do meio rural e de periferias urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário