domingo, 9 de janeiro de 2011

Dilma retira Bíblia e crucifixo do gabinete, diz jornal




Reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo mostra que a presidente Dilma retirou a Bíblia e o crucifixo do gabinete no Palácio do Planalto. O episódio soma-se a uma trajetória de várias mudanças de posição de Dilma em questões religiosas.

A ministra

Em 2007, em sabatina da Folha de S. Paulo, a ministra Dilma disse: "olha, eu acho que tem de haver a descriminalização do aborto". Na mesma entrevista, perguntada se acredita em Deus, declarou: "Eu me equilibro nessa questão: ‘Será que há, será que não há?".

Em abril de 2009, Dilma declarou à revista Marie Claire: "Fui batizada na Igreja Católica, mas não pratico. Mas, olha, balançou o avião, a gente faz uma rezinha”. Na mesma entrevista, disse, sobre o aborto: "Abortar não é fácil para mulher alguma. Duvido que alguém se sinta confortável em fazer um aborto. Agora, isso não pode ser justificativa para que não haja a legalização.”

A candidata
Em maio de 2010, Dilma comparou o aborto a arrancar um dente. Ao sair da Missa dos Excluídos, declarou: "Não é uma questão se eu sou contra ou a favor, é o que eu acho que tem que ser feito. Não acredito que mulher alguma queira abortar. Não acho que ninguém quer arrancar um dente, e ninguém tampouco quer tirar a vida de dentro de si”.


Mas em setembro de 2010, já em plena campanha eleitoral, num debate promovido pela Conferência Nacional dos Bispos no Brasil, Dilma declarou: "O aborto é uma violência contra a mulher. A legislação vigente já prevê os casos em que o aborto é factível e eu não sei se acho que seria necessário ampliar esses casos; não vejo muito sentido".

Em outubro de 2010, quando o papa Bento XVI fez um discurso sobre o aborto, a candidata Dilma disse que "é a crença dele". No mesmo mês, a candidata foi a uma missa na Basílica de Aparecida.

A presidente

Na cerimônia de posse, no dia 1º, o bispo Edir Macedo entrou a reboque na fila de cumprimentos à presidente Dilma reservada às autoridades estrangeiras.

Macedo e sua igreja não usam imagens religiosas, mas são favoráveis à legalização do aborto. Vídeo no YouTube mostra o bispo dizendo: "O que é melhor? Um aborto ou uma criança mendigando, vivendo num lixão? O que é melhor? A Bíblia fala que é melhor a pessoa não ter nascido do que ter nascido e viver o inferno. Eu sou a favor do aborto, sim. E digo isso alto e bom som, com toda a fé do meu coração”.
Saiba mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário